Você sabe o que é economia de corrida?

  • 11-08-2022


https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/15233599

A economia de corrida (EC) é definida como a demanda de energia necessária para sustentar uma determinada velocidade de corrida submáxima.
Corredores com uma boa EC usam menos energia para sustentar uma mesma velocidade do que os demais que não possuem esse aspecto bem desenvolvido.
Nos corredores de elite – com valores de consumo máximo de oxigênio muito semelhantes - a EC é considerada como um excelente preditor de desempenho. 

Como ela é mensurada?

Ela é tradicionalmente medida por uma corrida em uma esteira em condições padrão de laboratório e, embora isso não seja o mesmo que corrida no solo, fornece uma boa indicação de quão econômico é um corredor. Para determinar se as alterações na EC são reais ou não, é necessária uma padronização cuidadosa do calçado, tempo de teste e estado nutricional.

Quais fatores influenciam na EC?

Uma série de fatores fisiológicos e biomecânicos parecem influenciar a EC em corredores altamente treinados, ou de elite. Eles incluem adaptações metabólicas, como o aumento de mitocôndrias e enzimas oxidativas, a capacidade dos músculos de armazenar e liberar energia elástica - aumentando a rigidez e mecânica mais eficiente - levando a menos energia desperdiçada em forças de frenagem e oscilação vertical excessiva.

Como podemos melhorar a EC?

Duas intervenções são reportadas na literatura:
1. Treinamento de força e potência;
a. Permite com que os músculos utilizem mais energia elástica e reduzam a quantidade de energia desperdiçada nas forças de frenagem. 
2. Treinamento em altitude. 
a. Melhora aspectos metabólicos discretos do músculo esquelético, o que facilita o uso mais eficiente do oxigênio.

Autor :