Treinamento para Estabilidade do Core: Uma Análise Crítica. Aula liberada para livre acesso!

- Nas últimas duas décadas, os exercícios para os músculos do core ganharam grande interesse no esporte. As pesquisas concentraram-se na prevenção de lesões e no aumento do desempenho atlético.

- No entanto, ao analisar as diretrizes do chamado treinamento de força funcional para prevenção de dores nas costas, verificou-se que os programas eram semelhantes aos de reabilitação; até mesmo os argumentos eram idênticos.

- Surpreendentemente, a maioria das especificações de exercício não foi testada quanto à sua eficácia nem comparada com as especificações de carga normalmente usadas para treinamento de força.

- Até o momento, as diretrizes de exercícios têm-se focado em adaptações no sistema nervoso central (ativação voluntária dos músculos do tronco), enquanto as adaptações de estruturas morfológicas não foram adequadamente abordadas em estudos experimentais ou revisões.

- As diretrizes criadas para a reabilitação são insuficientes para atletas profissionais.

A aula foi pautada no seguinte artigo: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/27475953

Acesse a aula através do link abaixo:

Quer saber mais sobre esse assunto? Assine a Fitres, nossa plataforma de aulas on-line.

Acesse pela Hotmart através do link abaixo:

https://go.hotmart.com/D51702499Y

Autor : Bernardo N. Ide

Bernardo N. Ide é Doutor e Mestre em Biodinâmica do Movimento Humano pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Possui bacharel em Treinamento Esportivo, pela Unicamp. Realizou o Pós-doutorado pelo Laboratório de Bioquímica do Exercício (Labex), no Instituto de Biologia (IB), da Unicamp, e o Pós-doutorado pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). Atuou como professor por dez anos no curso de Pós-graduação em Bioquímica, Fisiologia, Nutrição e Treinamento Esportivo do Labex, IB, Unicamp.