Nos últimos anos, o conceito de "training-low" (redução dos estoques de glicogênio e posterior restrição da ingestão de carboidratos [CHO]) tem sido amplamente utilizado por atletas de modalidades de resistência para otimizar as adaptações ao treinamento.
Uma crítica à redução da disponibilidade de CHO pré-exercício é o declínio do desempenho. A estratégia não seria ideal durante fases específicas da periodização, quando os atletas precisam realizar exercícios de alta intensidade várias vezes na semana.
O estudo observou se a restrição de CHO pós-exercício poderia afetar a expressão gênica relacionada à biogênese mitocondrial e o metabolismo oxidativo no músculo esquelético.
Oito homens recreacionalmente ativos realizaram duas sessões de treinamento, separadas por 4 semanas. Cada sessão consistiu em 60 minutos contínuos a 60%VO2máx, seguidos de 6 sprints de 30 segundos "all-out" com 4 minutos de pausa. Após a sessão, foi administrada a ingestão de uma bebida com CHO (1,5 g/kg de massa corporal/hora) ou uma substância placebo.
A concentração de glicogênio muscular e os níveis de RNAm de vários genes relacionados à biogênese mitocondrial e ao metabolismo oxidativo foram determinados pré, imediatamente após e 3 horas após o exercício.
Foi observada uma depleção severa de glicogênio muscular (> 90%) e um grande aumento nos níveis de RNAm de PGC1alfa e PDK4 (~20 e ~10 vezes, respectivamente) durante o período de recuperação em ambas as situações.
Quando comparada ao consumo abundante de CHO pós-exercício, a restrição de CHO prejudicou a ressíntese de glicogênio muscular, mas não aumentou os níveis de RNAm de genes associados às adaptações ao treinamento de resistência.
Os autores concluíram que a restrição da ingestão de CHO pós-sessão, que induziu a depleção de glicogênio, não foi eficaz para aumentar os níveis agudos de RNAm de genes envolvidos na biogênese mitocondrial e no metabolismo oxidativo humano.
Para mais detalhes do estudo, sugere-se a leitura do artigo na íntegra. Segue a referência:
Ramos, Catarina, et al. "Carbohydrate restriction following strenuous glycogen-depleting exercise does not potentiate the acute molecular response associated with mitochondrial biogenesis in human skeletal muscle." European Journal of Applied Physiology (2021): 1-14.