Estudo analisa ativação muscular e volume de treino com protocolo tradicional e com rest-pause em mulheres treinadas.
O treinamento de força é realizado por levantadores de peso recreativos, powerlifters, fisiculturistas e atletas para aumentar a resistência muscular, hipertrofia, força e/ou potência.
Em conjunto com protocolos de treinamento tradicionais, protocolos não tradicionais podem ser benéficos para prevenir ou superar platôs, proporcionar alterações dentro de um mesociclo e prevenir a fadiga mental durante um programa de treinamento.
O conhecimento sobre como a ativação dos músculos principais e o volume de treinamento são impactados pela técnica de treinamento pode ser útil para profissionais de força, treinadores e terapeutas que desejam projetar programas para atingir adaptações específicas em músculos para aumentar o desempenho e prevenir/tratar lesões.
O objetivo deste estudo foi examinar os padrões de ativação muscular do reto femoral, vasto lateral, vasto medial e glúteo máximo usando eletromiografia de superfície e o volume total levantado entre um protocolo de agachamento tradicional e com rest-pause em mulheres treinadas.
Métodos:
O estudo incluiu mulheres treinadas em força (n = 13) com no mínimo um ano de experiência em levantamento de peso e que estavam ativamente participando de treinamento de força por 6 meses antes do início do estudo.
As participantes realizaram protocolos de agachamento com rest-pause e tradicional, consistindo em quatro séries até a falha do movimento, com 80% da carga máxima de uma repetição máxima e 2 minutos de descanso entre as séries.
O volume total e a atividade muscular do vasto lateral, vasto medial, reto femoral e glúteo máximo foram medidos em ambos os dias de treinamento. As diferenças na atividade muscular foram vistas como uma mudança percentual.
Resultados:
Foi constatado que o volume total levantado foi maior no protocolo rest-pause em comparação com o protocolo tradicional (2532 vs. 2036 kg; p < .05). Além disso, testes t de amostras pareadas mostraram que a atividade muscular %? do glúteo máximo foi maior no protocolo tradicional em comparação com o protocolo com rest-pause (p < .05). Não foram observadas outras diferenças na atividade muscular nos músculos restantes.
Discussão e conclusões:
As diferenças no volume e na atividade muscular durante o exercício de agachamento até a falha do movimento usando um protocolo tradicional e um protocolo rest-pause em mulheres treinadas foram avaliadas neste estudo. Nossa hipótese de maior volume de levantamento após o protocolo rest-pause foi apoiada, enquanto a hipótese de maior atividade muscular %? no protocolo com pausa não foi.
Não foram observadas diferenças de grupo para a atividade muscular %? dos VM, VL e RF, mas a atividade muscular %? do GM foi significativamente maior após o protocolo tradicional em comparação com o protocolo rest-pause.
Os resultados indicam que a utilização de um protocolo rest-pause resulta em maior volume total levantado por meio do aumento das repetições em comparação com um protocolo tradicional em mulheres treinadas. Se o objetivo de um regime de treinamento é aumentar o volume, o treinamento rest-pause é superior ao treinamento tradicional. No entanto, se o objetivo é diminuir o volume, um protocolo tradicional é recomendado. Além disso, a atividade muscular %? do GM será maior durante a realização de um protocolo tradicional de agachamento em comparação com um protocolo com pausa.
Referência para o estudo completo