Dentro do universo das pesquisas de treinamento de força e crescimento muscular, a importância do volume de treino é frequentemente apontada como uma das, se não, a variável mais importante a ser considerada ao projetar uma intervenção para indivíduos treinados.
Entretanto, uma recente revisão analisou estudos em indivíduos treinados sugerindo uma relação dose-resposta entre o volume de treinamento e o crescimento muscular em uma magnitude de crescimento maior do que a tipicamente observada nos demais estudos.
Pode ser comum observar um aumento de 0,1-0,25 cm na espessura do músculo quadríceps após uma intervenção. Entretanto, estudos observaram alterações tão altas quanto 0,6-0,72 cm na espessura do mesmo músculo.
Embora o volume de treinamento possa muito bem ser um dos fatores mais importantes que influenciam a resposta hipertrófica em indivíduos treinados em força, sugerimos que as evidências atuais são muito ambíguas.
Embora algum limiar de volume de treinamento seja provavelmente necessário para o crescimento muscular, as recomendações atuais podem estar exagerando a sua importância.
A replicação dos achados atuais pode ser necessária antes que conclusões sólidas sejam tiradas.
Minha opinião:
Embora, do ponto de vista biológico, a relação seja bastante plausível e, na minha experiência prática, eu tenha observado tais respostas, me decepcionei com alguns trabalhos publicados.
Isso se deve, principalmente, à possibilidade de que os resultados dos estudos realizados com ultrassom possam estar sendo questionados.
Segue abaixo a referência para que possam ler e refletir.
Jornal de Trainology 2023; 12:29-36.
DOI: 10.17338/trainology.12.2_29