Meerman R, Brown AJ. When somebody loses weight, where does the fat go? BMJ. 2014 Dec 16;349:g7257. doi: 10.1136/bmj.g7257. Erratum in: BMJ. 2014;349:g7782. PMID: 25516540.
Considerando as crescentes taxas de sobrepeso e obesidade e o forte interesse neste tópico, há uma surpreendente ignorância e confusão sobre o processo metabólico da perda de peso entre o público geral e profissionais de saúde.
Foram encontradas concepções errôneas generalizadas sobre como os humanos perdem peso entre médicos, nutricionistas e personal trainers.
Muitas pessoas, incluindo profissionais de saúde, têm crenças incorretas sobre como funciona a perda de peso, como pensar que a gordura é convertida em energia ou calor, ou excretada nas fezes.
Os autores do trabalho explicam que a perda de peso requer a quebra dos triglicerídeos armazenados nas células de gordura e a liberação dos átomos de carbono como dióxido de carbono (CO2) e os átomos de hidrogênio como água (H2O) através da respiração.
Posteriormente, calcularam que os pulmões são o principal órgão excretor para a perda de peso, pois 84% da massa de gordura é exalada como CO2 e 16% é excretada como água. Eles também mostraram que a atividade física tem um efeito modesto na perda de peso em comparação com a ingestão dietética.
Esses conceitos deveriam ser incluídos nos currículos de ciências do ensino médio e nos cursos de bioquímica universitária para corrigir equívocos generalizados sobre a perda de peso e promover uma melhor compreensão da fisiologia humana.
Leia o trabalho na íntegra acessando o link abaixo