Resumo do Artigo: Lauersen JB, Bertelsen DM, Andersen LB. The effectiveness of exercise interventions to prevent sports injuries: a systematic review and meta-analysis of randomised controlled trials. Br J Sports Med. 2014 Jun;48(11):871-7. doi: 10.1136/bjsports-2013-092538. Epub 2013 Oct 7. PMID: 24100287.
Introdução
A crescente evidência indica que, para todas as faixas etárias, a atividade física é essencial na prevenção e tratamento de algumas das condições mais significativas da atualidade, incluindo doenças cardiovasculares, diabetes, câncer, hipertensão, obesidade, osteoporose e depressão. Embora os níveis gerais de atividade física na população sejam uma preocupação, tem-se observado um aumento nos níveis de atividade física no lazer e na participação esportiva em alguns grupos populacionais.
No entanto, as lesões são praticamente o único revés do exercício, mas podem ser uma consequência comum da atividade física e têm se mostrado problemáticas. O gerenciamento de lesões esportivas é difícil, consome tempo e é caro tanto para a sociedade quanto para o indivíduo.
A prevenção de lesões esportivas por meio de diferentes tipos de treinamento de força, exercícios de propriocepção, atividades de alongamento e combinações destes é acessível a praticamente todos e requer assistência limitada de equipe médica. Isso acrescenta vários aspectos interessantes em relação à dispersão potencial, aplicabilidade e adesão a esses programas.
Sumário da Seção de Métodos
Os métodos incluíram a busca nas bases de dados PubMed, EMBASE, Web of Science e SPORTDiscus, resultando em 3.462 resultados. Dois autores independentes selecionaram ensaios controlados randomizados relevantes e avaliações de qualidade foram realizadas usando a ferramenta de avaliação de qualidade baseada em domínios da Colaboração Cochrane.
Análises quantitativas foram realizadas e ajustadas para efeitos de agrupamento. Os critérios de inclusão foram prevenção primária, livre de lesões na inclusão, lesões esportivas/atividade física, ensaios controlados randomizados, intervenção/controle apropriados, realizados em humanos, relatados em inglês e publicações revisadas por pares.
Resultados
Vinte e cinco estudos, com 26.610 participantes e 3.464 lesões, foram analisados. O efeito global na prevenção de lesões foi heterogêneo. As análises de exposição estratificada não mostraram efeito benéfico para o alongamento (RR 0.963), enquanto estudos com múltiplas exposições (RR 0.655), treinamento de propriocepção (RR 0.550) e treinamento de força (RR 0.315) indicaram uma tendência de aumento do efeito. Tanto lesões agudas (RR 0.647) quanto lesões por uso excessivo (RR 0.527) puderam ser reduzidas por programas de atividade física. Análises de sensibilidade à intenção de tratamento revelaram estimativas de efeito ainda mais robustas
Análises de Exposição Estratificada
- **Treinamento de força:** Incluindo quatro estudos, o treinamento de força mostrou um RR de 0.315. Todos os estudos nessa categoria foram analisados por intenção de tratamento.
- **Treinamento de Propriocepção:** Seis estudos focados em treinamento de propriocepção mostraram um RR de 0.550, com uma análise de sensibilidade à intenção de tratamento ajustando o RR para 0.480.
- **Alongamento:** Não mostrou efeito significativo, com um RR de 0.963 baseado em três estudos, todos analisados por intenção de tratamento.
- **Múltiplas Exposições:** O efeito combinado de 12 estudos com intervenções de múltiplas exposições revelou um RR de 0.655, com análise de sensibilidade à intenção de tratamento ajustando o RR para 0.625.
Análises de Resultados Estratificados
- **Lesões Agudas:** Com base em dados primários ou secundários de nove estudos, o RR para todos os tipos de exposições contra lesões agudas foi de 0.647. Uma análise de sensibilidade para estudos analisados por intenção de tratamento mostrou um RR de 0.615.
- **Lesões por Uso Excessivo:** Seis estudos forneceram dados sobre lesões por uso excessivo, resultando em um RR de 0.527. Todos os estudos nesta análise, exceto um focado em treinamento de propriocepção, eram estudos de múltiplas exposições.
Discussão e Conclusão
A estimativa global do RR para a atividade física na prevenção de lesões, ajustada para efeitos de agrupamento, foi de 0,632, e um pouco menor quando analisada por sensibilidade à intenção de tratamento. Um efeito preventivo desse tamanho deve ser considerado convincente, mas a análise foi heterogênea e, portanto, o resultado é clinicamente inútil. No entanto, sugere que alguns tipos de intervenções podem ser melhores do que outros.
Em geral, a atividade física mostrou-se eficaz na redução de lesões esportivas. O alongamento não mostrou efeito benéfico, enquanto os programas de múltipla exposição, treinamento de propriocepção e treinamento de força, nessa ordem, mostraram uma tendência de aumento do efeito.
O treinamento de força reduziu as lesões esportivas para me uso excessivo puderam ser significativamente reduzidas, sendo as lesões por uso excessivo reduzidas quase pela metade. Com exceção de alguns estudos discrepantes, estimativas consistentemente favoráveis foram obtidas para todas as medidas de prevenção de lesões, exceto para o alongamento.
Link para o artigo completo