Estratégias nutricionais para modular a capacidade de tamponamento intra e extracelular durante exercícios de alta intensidade

Junior, Antonio Herbert Lancha, et al. "Nutritional strategies to modulate intracellular and extracellular buffering capacity during high-intensity exercise." Sports Medicine 45.1 (2015): 71-81.

http://link.springer.com/10.1007/s40279-015-0397-5

A acidose intra e extra muscular é um fator que contribui para a instalação da fadiga durante os exercícios de alta intensidade.

Com o objetivo de aumentar a capacidade de tamponamento intra e extracelular, muitas estratégias nutricionais têm sido investigadas.

A suplementação de beta-alanina (~3 a 6,4 g / dia por 4 semanas, ou mais), que constitui o fator limitante da taxa de síntese intramuscular de carnosina, demonstrou efeitos positivos sobre o desempenho de exercícios em que a acidose é um fator contribuinte para a fadiga.

Além disso, a suplementação com bicarbonato de sódio, citrato de sódio e lactato de sódio / cálcio tem sido empregada na tentativa de aumentar o tamponamento extracelular.

Embora todas tenham aumentado as concentrações de bicarbonato no sangue, o bicarbonato de sódio (0,3 g / kg de massa corporal) é o mais eficaz para melhorar o desempenho em exercícios de alta intensidade.

Cuidado! Essas estratégias nutricionais têm efeitos colaterais...

Bicarbonato de sódio costuma estar associado ao desconforto gastrointestinal.

Beta-alanina pode causar a parestesia (sensação de formigamento na pele).

Ambos os efeitos são dose-dependente!

Finalmente, a co-suplementação de beta-alanina e bicarbonato de sódio pode resultar em ganhos ergogênicos aditivos durante exercícios de alta intensidade.

Consulte um NUTRICIONISTA que fará a devida análise das atividades que realiza e se realmente você precisa fazer uso dessas suplementações.

Bons estudos!