Encontradas inconsistências em artigo sobre “Fitness funcional”

  • 09-05-2024

O artigo intitulado "Functional Fitness Training", CrossFit, HIMT, or HIFT: What Is the Preferable Terminology? (1), objetivou analisar a terminologia relacionada a uma das principais tendências da ciência e da prática do exercício e, em seguida, propor um termo que possa ser considerado preferível considerando a abordagem abrangente desse tipo de treinamento. Infelizmente, foram encontradas várias inconsistências no trabalho. Seguem abaixo:

Artigo de Opinião x Carta ao Editor:

Inicialmente, apresenta-se como artigo de opinião; no entanto, a frase introdutória descreve-o como uma "carta".

Condicionamento metabólico:

Ao discutir os termos, os autores se referem a uma parte específica da sessão de treinamento chamada "condicionamento metabólico". No entanto, é muito bem consolidado na literatura que o treinamento de força, potência e resistência influenciam o estresse metabólico do corpo de forma diferente e levam a adaptações distintas em como as vias metabólicas repõem as reservas de ATP (2). Essas adaptações incluem o aumento da atividade de enzimas glicolíticas e/ou da via oxidativa, resultando em uma quebra mais eficiente dos substratos energéticos e melhor regulação dos níveis de pH intra e extracelular. Consequentemente, torna-se claro que todas as formas de treinamento físico induzem algum nível de "condicionamento metabólico", o que torna o termo ambíguo para classificar ou diferenciar entre estímulos de treinamento.

Inconsistências na Tabela 2:

A Tabela 2 é intitulada "Treinamento de Fitness funcional em uma semana (projetado para uma pessoa)", mas não especifica a idade, sexo, nível de treinamento e objetivos principais do programa de treinamento. Outras inconsistências encontradas estão listadas abaixo:

1. Uma rotina de levantamento de peso é proposta; no entanto, no mesmo dia, uma rotina de força que inclui exercícios de levantamento de peso, como supino reto, agachamento e levantamento em terra romeno, também é apresentada. Como os exercícios de levantamento de peso são exercícios de força, essa categorização é inconsistente.

2. É proposta uma rotina de "Condicionamento Metabólico" seguida de uma rotina de "Condicionamento Aeróbico" no mesmo dia. Dado que o metabolismo aeróbio é uma via metabólica de ressíntese de ATP, essa distinção entre Condicionamento Metabólico e Condicionamento Aeróbio é inconsistente.

3. O termo "EMOM", que significa Cada Minuto no Minuto, é citado sem clareza.

4. A descrição da rotina de treinamento é incompleta, pois não menciona intervalos de descanso entre séries e exercícios e vários exercícios são prescritos a 50%, 60% ou 80% sem referência ao parâmetro 100%.

As inconsistências aqui abordadas também estão presentes em um comentário no PubPeer:

Referências.

1. Dominski FH, Tibana RA, and Andrade A. "Functional Fitness Training", CrossFit, HIMT, or HIFT: What Is the Preferable Terminology? Front Sports Act Living 4: 882195, 2022.
2. Egan B, and Zierath JR. Exercise metabolism and the molecular regulation of skeletal muscle adaptation. Cell Metab 17: 162-184, 2013.

Autor :