O artigo intitulado "Functional Fitness Training", CrossFit, HIMT, or HIFT: What Is the Preferable Terminology? (1), objetivou analisar a terminologia relacionada a uma das principais tendências da ciência e da prática do exercício e, em seguida, propor um termo que possa ser considerado preferível considerando a abordagem abrangente desse tipo de treinamento. Infelizmente, foram encontradas várias inconsistências no trabalho. Seguem abaixo:
Artigo de Opinião x Carta ao Editor:
Inicialmente, apresenta-se como artigo de opinião; no entanto, a frase introdutória descreve-o como uma "carta".
Condicionamento metabólico:
Ao discutir os termos, os autores se referem a uma parte específica da sessão de treinamento chamada "condicionamento metabólico". No entanto, é muito bem consolidado na literatura que o treinamento de força, potência e resistência influenciam o estresse metabólico do corpo de forma diferente e levam a adaptações distintas em como as vias metabólicas repõem as reservas de ATP (2). Essas adaptações incluem o aumento da atividade de enzimas glicolíticas e/ou da via oxidativa, resultando em uma quebra mais eficiente dos substratos energéticos e melhor regulação dos níveis de pH intra e extracelular. Consequentemente, torna-se claro que todas as formas de treinamento físico induzem algum nível de "condicionamento metabólico", o que torna o termo ambíguo para classificar ou diferenciar entre estímulos de treinamento.
Inconsistências na Tabela 2:
A Tabela 2 é intitulada "Treinamento de Fitness funcional em uma semana (projetado para uma pessoa)", mas não especifica a idade, sexo, nível de treinamento e objetivos principais do programa de treinamento. Outras inconsistências encontradas estão listadas abaixo:
1. Uma rotina de levantamento de peso é proposta; no entanto, no mesmo dia, uma rotina de força que inclui exercícios de levantamento de peso, como supino reto, agachamento e levantamento em terra romeno, também é apresentada. Como os exercícios de levantamento de peso são exercícios de força, essa categorização é inconsistente.
2. É proposta uma rotina de "Condicionamento Metabólico" seguida de uma rotina de "Condicionamento Aeróbico" no mesmo dia. Dado que o metabolismo aeróbio é uma via metabólica de ressíntese de ATP, essa distinção entre Condicionamento Metabólico e Condicionamento Aeróbio é inconsistente.
3. O termo "EMOM", que significa Cada Minuto no Minuto, é citado sem clareza.
4. A descrição da rotina de treinamento é incompleta, pois não menciona intervalos de descanso entre séries e exercícios e vários exercícios são prescritos a 50%, 60% ou 80% sem referência ao parâmetro 100%.
As inconsistências aqui abordadas também estão presentes em um comentário no PubPeer:
O primeiro autor do estudo, Fábio Hech Dominski, da Universidade Estadual de Santa Catarina (UDESC), foi contactado para maiores esclarecimentos, mas não respondeu às nossas mensagens.
Referências.
1. Dominski FH, Tibana RA, and Andrade A. "Functional Fitness Training", CrossFit, HIMT, or HIFT: What Is the Preferable Terminology? Front Sports Act Living 4: 882195, 2022.
2. Egan B, and Zierath JR. Exercise metabolism and the molecular regulation of skeletal muscle adaptation. Cell Metab 17: 162-184, 2013.