Efeitos Agudos do Alongamento Muscular sobre o Desempenho Físico, Amplitude de Movimento e Incidência de Lesões em Indivíduos Ativos e Saudáveis: Uma Revisão Sistemática

  • 25-12-2023

Behm DG, Blazevich AJ, Kay AD, McHugh M. Acute effects of muscle stretching on physical performance, range of motion, and injury incidence in healthy active individuals: a systematic review. Appl Physiol Nutr Metab. 2016 Jan;41(1):1-11. doi: 10.1139/apnm-2015-0235. Epub 2015 Dec 8. PMID: 26642915.

A rotina pré-atividade convencional consiste em um componente de exercício submáximo (por exemplo, corrida, ciclismo), um período de alongamento muscular em que os músculos são mantidos em posição alongada por 12 a 60 segundos, e uma parte de ensaio de habilidades (aquecimento específico) em que os indivíduos realizam movimentos dinâmicos similares aos do esporte ou evento. 

O alongamento estático (SS) é considerado um método eficaz para aumentar a amplitude de movimento das articulações e frequentemente se acredita que melhora o desempenho e reduz a incidência de lesões relacionadas à atividade. No entanto, evidências recentes sugerem que o SS sustentado pode prejudicar o desempenho subsequente e as percepções sobre os benefícios do SS em uma rotina pré-atividade mudaram drasticamente. 

De fato, as evidências atuais indicam efeitos positivos significativos de formas dinâmicas de alongamento (DS). Há também um debate sobre os benefícios do alongamento pré-atividade em relação às mudanças na amplitude de movimento e no risco de lesões

Métodos

Esta revisão incluiu estudos que examinaram os efeitos agudos do SS, DS e alongamento de facilitação neuromuscular proprioceptiva (PNF) no desempenho físico, amplitude de movimento e incidência de lesões. Foi realizada uma busca na literatura usando bases de dados como MEDLINE, SPORT Discus, ScienceDirect, Web of Science e Google Scholar.

Os estudos incluídos examinaram os efeitos agudos do alongamento muscular na amplitude de movimento e no desempenho funcional, utilizando sujeitos humanos saudáveis e ativos, e foram publicados entre 1989 e 2014 em revistas revisadas por pares ou anais de conferências.

Resultados

O SS envolve alongar um músculo até sentir uma sensação de alongamento ou desconforto e então mantê-lo nessa posição por um tempo prescrito. É comumente usado em ambientes clínicos e atléticos com o objetivo específico de aumentar a amplitude de movimento das articulações e reduzir o risco de lesões. 

No entanto, um corpo crescente de pesquisas relatou efeitos negativos do SS no desempenho muscular máximo. Uma revisão sistemática abrangente (Kay e Blazevich, 2012) examinou 106 estudos de SS; encontramos mais 19 estudos desde 2011 que atenderam aos nossos critérios, resultando em 125 estudos incorporando 270 medidas de desempenho máximo, examinando os efeitos agudos do SS no desempenho. 

Os dados revelaram 119 reduções significativas de desempenho, 145 achados não significativos e 6 melhorias significativas após o SS. Embora existam ocasiões em que grandes reduções foram relatadas, o SS geralmente induz a prejuízos moderados no desempenho (<5%) quando os testes são realizados dentro de minutos após o alongamento.

Conclusões
O alongamento PNF geralmente induz a pequenas a moderadas mudanças no desempenho que podem ser significativas apenas em alguns ambientes clínicos ou atléticos. 

O alongamento muscular agudo tem sido hipotetizado como reduzindo a rigidez do tendão, forçando o músculo a trabalhar em comprimentos mais curtos e mais fracos (de acordo com sua relação força-comprimento). 

No entanto, acredita-se atualmente que as mudanças no comprimento do músculo são improváveis de ser um mecanismo importante que influencia a redução da força após o SS.

SS e PNF não mostram efeito geral sobre todas as causas de lesão ou lesões por uso excessivo, mas pode haver um benefício na redução de lesões musculares agudas com corrida, sprint ou outras contrações repetitivas. 

Dados limitados indicam um efeito potencialmente maior de SS e PNF no risco de lesão para durações de alongamento mais longas (> 5 min de tempo total de alongamento de vários grupos musculares relacionados à tarefa). 

Há evidências conflitantes sobre se o alongamento em qualquer forma antes do exercício pode reduzir a dor muscular induzida pelo exercício. 

Portanto, o alongamento de alguma forma parece ser mais benéfico do que custoso (em termos de desempenho, ROM e lesão), mas o tipo de alongamento escolhido e a composição da rotina de alongamento dependerão do contexto em que é usado.

Quer saber mais sobre esse assunto? Assine a Fitres, nossa plataforma de aulas on-line.
Acesse pela Hotmart através do link abaixo

Autor :