Avaliação do consumo máximo de oxigênio e dos limiares metabólicos

Assine a Fitres
Tenha acesso completo ao conteúdo do nosso portal!
Assinantes da Fitres possuem vários benefícios.
1. Acesso completo a todos as publicações (textos e infográficos);
2. Área exclusiva de membros com acesso a nossas planilhas em Excel para avaliações física, composição corporal e de prescrição de periodizações do treinamento de força e endurance;
3. Artigos científicos de livre acesso;
4. Descontos especiais nos cursos on-line, presenciais e demais eventos promovidos por nossa equipe científica;
5. Acesso aos e-books dos cursos on-line

Assinantes também podem enviar suas dúvidas! Nossa equipe que terá o prazer em buscar evidências científicas que possam respondê-las. A resposta pode estar nas próximas publicações e, se permitir, seu nome estará em destaque como quem formulou a pergunta!

Para assinar o nosso conteúdo Clique aqui e cadastre-se.
A realização de uma avaliação do consumo máximo de oxigênio (VO2 máximo) e dos limiares metabólicos é fundamental para a prescrição de treinos de endurance. 

Essa avaliação permite uma prescrição de treino mais personalizada e eficaz, potencializando os resultados, o que é particularmente importante para atletas de alto rendimento, mas também beneficia indivíduos em programas de fitness e reabilitação. 

O protocolo de teste incremental que utilizo e recomendo em minhas consultorias segue os procedimentos sugeridos por Granata et al., adaptados para a esteira ergométrica. 

O objetivo central é determinar a velocidade máxima e sua subsequente normalização para a prescrição de treinamentos. 

O aumento da velocidade, o aquecimento e o protocolo de recuperação são baseados no trabalho de Lourenço et al. (Lourenço, Martins et al., 2011). 

A velocidade inicial é ajustada conforme o nível de treinamento do indivíduo avaliado, com um incremento de velocidade estabelecido em 0,3 km/h a cada 30 segundos. 

As previsões de VO2 máximo baseiam-se nos estudos de Mayhew, Léger e Mercier (Mayhew, 1977; Léger and Mercier, 1984), sendo a média das equações também reportada nos resultados. 

O teste é interrompido quando o avaliado atinge a exaustão, definida como a incapacidade de manter o ritmo necessário para avançar para o próximo estágio. 

A aula explicativa do teste e a planilha para sua realização já estão disponíveis para os assinantes da Fitres. 

Bons estudos e boas avaliações!

Referências
Léger, L. and D. Mercier (1984). "Gross energy cost of horizontal treadmill and track running." Sports Med 1(4): 270-277.
Lourenco, T. F., L. E. Martins, L. S. Tessutti, R. Brenzikofer and D. V. Macedo (2011). "Reproducibility of an incremental treadmill VO(2)max test with gas exchange analysis for runners." J Strength Cond Res 25(7): 1994-1999.
Mayhew, J. L. (1977). "Oxygen cost and energy expenditure of running in trained runners." British Journal of Sports Medicine 11(3): 116.

Assine a Fitres, nossa plataforma de aulas on-line Acesse pela Hotmart através do link abaixo